quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Bauhaus

Bauhaus é um nome alemão que foi atribuído a uma escola de design, arquitectura e artes plásticas sendo uma das maiores e importantes expressões do Modernismo no sector do design e da arquitectura.  Bauhaus é considerada a primeira escola de design no mundo e este esteve em funcionamento durante 14 anos (1919-1933).


O fundador desta escola chama-se Walter Gropius e este fundou-a exactamente no dia 25 de Abril de 1919. Inicialmente o objectivo era aplicar na instituição um ensino combinado de arquitectura, artesanato e uma academia de artes mas acabou por significar muitos conflitos internos e externos na escola.
A época que mais fez render os trabalhos realizados na Bauhaus foi durante a II Guerra Mundial e era subsidiada pela República de Weimar.

Em 1925 a escola teve de se deslocar para Dessau devido às mundanças nos quadros do governo para o de esquerda. Mas as deslocações não ficaram por aí e 10 anos mais tarde, em 1932, muda-se para Berlim por causa dos Nazistas.



É visto o fim da Bauhaus em 1933, depois de inúmeras perseguições por parte do governo liderado por Hitler e também por ordem do governo. Qualquer partido político que não pertencesse à esquerda era contra esta escola porque viam-na como uma frente comunista particularmente porque muitos artistas de origem Russa estudavam e trabalhavam na Bauhaus.


A escola Bauhaus tinha e procurava estabelecer planos para a construção de casas populares económicas por parte da República de Weimar, mas também tinha espaço para outras expressões artísticas, para além da principal que era a Arquitetura, como por exemplo a publicação da revista com o nome “Bauhaus” e uma série de livros intitulados de “Bauhausbücher”,  o director de publicações e design chamava-se Herbert Bayer.


De uma forma geral, a Bauhaus acreditava que os seus métodos de ensino deveriam estar relacionados às suas propostas de mudanças nas artes e no design. Um dos seus objectivos era unir artes, por exemplo, produzir artesanato e tecnologia, pois já se valorizava a máquina e o lugar de destaque da produção industrial e o desenho de produtos tinha aumentado.


Mas a Bauhaus voltou, depois da queda em 1933, e mantém actualmente a sua liderança, sendo  uma das melhores universidades na Alemanha, sobretudo no ramo da arquitectura.
Uma das suas mais valias é a experimentação prática de ideias e na execução de seminários e workshops para confronto de conhecimentos.

É em 1994 que se inicia a reconstrução do edifício na sua condição original. O empreendimento foi promovido pela Fundação Bauhaus e coordenado pela arquiteta Monika Markgraf. Devido a inexistência do projeto original o trabalho foi árduo e concluído somente em 2007. Ainda hoje é o edifício principal do pólo da universidade, destacando-se o escritório de Walter Gropius, mantido inalterado.



Vitor Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda a opinião é bem vinda, comentem!