sábado, 30 de novembro de 2013

Curta-Metragem - Silenciosamente


Sinopse: Esta curta-metragem tenta fazer com que o espectador se coloque no lugar da personagem principal, vítima de bullying, transportando-o para uma vida de receios, nervosismo, solidão, agressão, reflexão e submissão.

Esta curta venceu o primeiro lugar num concurso de curtas metragens de tema aberto na Escola Tecnica e Profissional de Mafra.

Realização e Produção: Micael Gomes
Vítima: Rúben Carrapato
Agradeciemento especial à turma de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Públicidade, da ETPM (2013)

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Publicidade - Academias na ETPM

Esta semana realizei para a Escola Técnica e Profissional de Mafra dois cartazes em Adobe Photoshop.


Este cartaz foi construído para a academia de Português, primeiramente fiquei encarregue de realizar o cartaz para a academia de Matemática mas para haver uma uniformidade entre todos os cartazes foi me proposto conceber este.

O cartaz de Matemática acabou por ser gravado noutro dispositivo e por isso não me vai ser possível mostrá-lo aqui e agora. Se brevemente o possuir actualizarem esta publicação de imediato.

Espero que gostem, digam-me o que acham, o que deveria melhorar, sugestões, agradeço imenso.


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Criação de uma capa de livro

Aqui está a capa de um livro que eu criei, no Adobe Illustrator. Espero que gostem!


Cara desenhada a partir de Adobe Illustrator

Eis o meu trabalho que realizei nas aulas de Comunicação Gráfica e Audiovisual, ETPM, quando leccionado a ferramenta "Pen Tool". Espero que gostem! 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Bauhaus

Bauhaus é um nome alemão que foi atribuído a uma escola de design, arquitectura e artes plásticas sendo uma das maiores e importantes expressões do Modernismo no sector do design e da arquitectura.  Bauhaus é considerada a primeira escola de design no mundo e este esteve em funcionamento durante 14 anos (1919-1933).


O fundador desta escola chama-se Walter Gropius e este fundou-a exactamente no dia 25 de Abril de 1919. Inicialmente o objectivo era aplicar na instituição um ensino combinado de arquitectura, artesanato e uma academia de artes mas acabou por significar muitos conflitos internos e externos na escola.
A época que mais fez render os trabalhos realizados na Bauhaus foi durante a II Guerra Mundial e era subsidiada pela República de Weimar.

Em 1925 a escola teve de se deslocar para Dessau devido às mundanças nos quadros do governo para o de esquerda. Mas as deslocações não ficaram por aí e 10 anos mais tarde, em 1932, muda-se para Berlim por causa dos Nazistas.



É visto o fim da Bauhaus em 1933, depois de inúmeras perseguições por parte do governo liderado por Hitler e também por ordem do governo. Qualquer partido político que não pertencesse à esquerda era contra esta escola porque viam-na como uma frente comunista particularmente porque muitos artistas de origem Russa estudavam e trabalhavam na Bauhaus.


A escola Bauhaus tinha e procurava estabelecer planos para a construção de casas populares económicas por parte da República de Weimar, mas também tinha espaço para outras expressões artísticas, para além da principal que era a Arquitetura, como por exemplo a publicação da revista com o nome “Bauhaus” e uma série de livros intitulados de “Bauhausbücher”,  o director de publicações e design chamava-se Herbert Bayer.


De uma forma geral, a Bauhaus acreditava que os seus métodos de ensino deveriam estar relacionados às suas propostas de mudanças nas artes e no design. Um dos seus objectivos era unir artes, por exemplo, produzir artesanato e tecnologia, pois já se valorizava a máquina e o lugar de destaque da produção industrial e o desenho de produtos tinha aumentado.


Mas a Bauhaus voltou, depois da queda em 1933, e mantém actualmente a sua liderança, sendo  uma das melhores universidades na Alemanha, sobretudo no ramo da arquitectura.
Uma das suas mais valias é a experimentação prática de ideias e na execução de seminários e workshops para confronto de conhecimentos.

É em 1994 que se inicia a reconstrução do edifício na sua condição original. O empreendimento foi promovido pela Fundação Bauhaus e coordenado pela arquiteta Monika Markgraf. Devido a inexistência do projeto original o trabalho foi árduo e concluído somente em 2007. Ainda hoje é o edifício principal do pólo da universidade, destacando-se o escritório de Walter Gropius, mantido inalterado.



Vitor Gomes

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Irmãos Lumiére - Os obreiros do cinema


   O querer reproduzir imagens em movimento deu origem ao cinema, e dessa maneira, com imagens, representar o mundo tal como ele nos é apresentado, num tempo continuum e espaço tridimensional.


   A invenção do cinema esteve a contribuição de várias pessoas, mas coube aos irmãos Louis e Auguste Lumière o registo da patente do Cinematógrafo (clica aqui para saber mais sobre o cinematógrafo).




Auguste Lumière (esquerda) e Louis Lumière (direita).


  • Auguste Marie Louis Nicholas Lumière - Nasceu a 19 de Outubro de 1862 em Besançon. Morreu com 91 anos.


  • Louis Jean Lumière - Nasceu a 5 de Outubro de 1864 também em Besançon. Morreu com 83 anos.



   A primeira sessão de cinema em exibição pública, paga, foi em 1895, em Paris,  mas já se teria feito uma seção, não tão publicitada, nesse mesmo ano, na primeira sala de cinema do mundo, o Eden, que ainda hoje existe.
  Foram apresentados oito filmes sobre situações quotidianas, filmadas ao ar livre, e cada filme rondava a duração de 50 segundos.


   Com uma poética única, as obras de Limière abriram portas ao mundo da Sétima Arte. Mas no entanto, também em 1985, em Berlim, os irmãos Max e Emil Skladanoswky, projectavam no seu "Bioskop" (que funcionava como um projector de slides, em ritmo acelerado), o registo filmico de situações extraordinárias, como artes circences e danças tradicionais.

   O reconhecimento dos avanços técnicos do cinematografo, com a criação do Bioskop, levaram a que os Skladanowsky abandonassem o projecto, mas sem antes deixarem o nascimento do cinema com uma outra visão da espectacularidade.




   Os irmãos Lumière fizeram uma digressão com o cinematógrafo, em 1896, visitando Bombaim, Londres e Nova Iorque, como referido no último artigo sobre, mais detalhadamente, o cinematógrafo. 

   As imagens em movimento influenciaram bastante a cultura popular da época: L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat (clica aqui para veres o filme); 
filmes de actualidades, Le Déjeuner de Bébé (clica aqui para veres o filme) 
e outros, incluindo alguns dos primeiros esboços ligados à comédia, como por exemplo o filme L'Arroseur arrosé (clica aqui para veres o filme).




  Como curiosidade, Louis e Auguste Lumiére também foram os responsáveis pelo desenvolvimento da fotografia a cores, a placa fotográfica seca, em 1896, a fotografia em relevo em 1920, o cinema em relevo em 1935 e a chamada "Cruz de Malta", um sistema que permite que uma bobine de filme desfile por intermitência.

  Espero que tenham apreciado o artigo sobre aquilo que todos nós já nos habituamos a ter nas nossas vidas, que é o cinema e os seus fundadores.